O MJSP, por meio da Senad, lançou o projeto Protegendo Futuros, com apoio da União Europeia e implementação do UNODC, visando combater o aliciamento e exploração de crianças e adolescentes pelo crime organizado.
O programa atua em quatro pilares: conscientização, reformas legais, capacitação de profissionais e colaboração comunitária, priorizando áreas vulneráveis e integrando educação, saúde, assistência social e segurança pública.
Dados mostram que, em 2022, 2.489 menores foram vítimas de mortes violentas no Brasil, concentradas em territórios com forte presença do crime organizado.
Representantes da UE e do UNODC destacaram a importância de uma ação coordenada e internacional para proteger crianças e adolescentes e fortalecer os sistemas de proteção.