Portugal: Presidente da República apela a mais apoios para antigos combatentes e critica atrasos

O Presidente da República, António José Seguro, pediu ao Governo que reforce os apoios aos antigos combatentes, alertando que muitos “esperam há demasiado tempo por respostas” e que ainda existem falhas nas medidas atuais.

Durante as comemorações do Dia do Combatente, junto ao Mosteiro da Batalha, o chefe de Estado reconheceu alguns avanços, como benefícios na saúde e medicamentos, mas sublinhou que são insuficientes. “A dignidade daqueles que serviram a pátria não se compadece com adiamentos intermináveis”, afirmou.

Seguro garantiu ainda que os ex-combatentes não serão esquecidos, defendendo maior reconhecimento e apoio contínuo por parte do Estado.

Em resposta, o ministro da Defesa, Nuno Melo, anunciou mudanças, incluindo a atribuição do cartão de antigo combatente a militares que combateram na Índia — uma reivindicação antiga — e a agilização do acesso aos benefícios, que passarão a vigorar logo após o início do processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Polícia Judiciária de Macau e Portugal reforçam cooperação no combate à criminalidade transfronteiriça

A Polícia Judiciária de Macau e a Polícia...

0

Portugal: Economia abranda no terceiro trimestre com crescimento de apenas 0,2%

A economia portuguesa registou um crescimento de 0,2%...

0

Brasil: Abertura de consulado-geral em Santos prevista no orçamento português para 2027

Foto: reprodução redes sociais Portugal vai abrir um...

0