Cabo Verde: CNE entrega fac-símiles e reforça transparência para legislativas de 2026

Presidente apela a campanha baseada em ideias, respeito e participação consciente dos eleitores
A Comissão Nacional de Eleições de Cabo Verde procedeu à entrega dos fac-símiles às candidaturas concorrentes às eleições legislativas de 17 de maio, numa iniciativa que, segundo a instituição, visa reforçar a transparência, a confiança e a integridade do processo eleitoral.

Durante a conferência de imprensa, a presidente da CNE, Maria do Rosário Pereira Gonçalves, afirmou que o momento “assinala um reforço da igualdade, da transparência e da legalidade”, sublinhando que os fac-símiles — cópias exatas dos boletins de voto com elementos distintivos — permitem às candidaturas verificar a autenticidade e conformidade dos documentos eleitorais.

A responsável destacou ainda que a campanha eleitoral terá início a 30 de abril, período durante o qual os candidatos poderão “informar, mobilizar e apresentar as suas ideias e propostas aos cidadãos”, podendo também utilizar os fac-símiles como instrumento de educação cívica e incentivo ao voto.

Ao mesmo tempo, a presidente enalteceu a postura do eleitorado cabo-verdiano, considerando que o país tem demonstrado uma “conduta cívica exemplar” ao longo dos processos eleitorais. Nesse sentido, apelou a uma campanha marcada “pelo respeito, pela elevação e pelo sentido de responsabilidade”, defendendo que o debate deve centrar-se em ideias e no interesse nacional.

Em discurso indireto, a dirigente reforçou que a CNE espera uma atuação imparcial de todas as entidades públicas envolvidas no processo, bem como uma cobertura jornalística isenta, de modo a garantir a credibilidade das eleições. Acrescentou ainda que a participação dos eleitores deve ser ativa, consciente e responsável.

Por fim, a responsável deixou um apelo às candidaturas para que conduzam uma campanha à altura da maturidade democrática de Cabo Verde, sublinhando que os cidadãos “têm elevadas expectativas numa campanha de diálogo e debate de ideias”.

A entrega dos fac-símiles insere-se no calendário eleitoral e decorreu no âmbito da apresentação oficial de dados e listas concorrentes, marcando uma etapa importante na preparação do escrutínio legislativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde recebe 36.ª Assembleia da Aviação Civil Africana em 2027

Cabo Verde vai acolher a 36.ª Assembleia da...

0

Cabo Verde: CNE considera ilegal publicação do Governo e envia caso ao Ministério Público

Órgão eleitoral conclui que conteúdo divulgado nas redes...

0

Cabo Verde: DGAPE regista aumento de 5,95% no número de eleitores

Os dados provisórios da Direção-Geral de Apoio ao...

0