Os Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinalaram o Dia Mundial da Língua Portuguesa com uma receção oficial realizada a 7 de maio de 2026, na sede da ONU em Nova Iorque. O evento destacou a diversidade cultural e o papel global da língua portuguesa enquanto elo entre continentes.
Na abertura da cerimónia, o Representante Permanente de Timor-Leste junto das Nações Unidas, Dionísio Babo Soares, sublinhou que o português é hoje uma língua global falada por mais de 280 milhões de pessoas. Destacou ainda o contributo da CPLP em questões internacionais como os oceanos, as climáticas e a promoção do multilateralismo.
A Secretária Executiva da organização, Maria de Fátima Monteiro Jardim, participou através de uma mensagem em vídeo, onde realçou o 30.º aniversário da CPLP em 2026, celebrou o lema “Unidade na Diversidade, uma Comunidade para os Povos”. A responsável destacou a língua portuguesa como instrumento de união, promoção da paz, educação e desenvolvimento sustentável.
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, elogiou a CPLP pela promoção da cooperação internacional e do multilinguismo, considerando o português uma língua de ligação global. Guterres sublinhou ainda a importância do diálogo entre culturas para a construção de um mundo mais pacífico e cooperante.