Angola regista queda de 59% no investimento direto estrangeiro

O Relatório Económico Anual de 2025, elaborado pelo Centro de Investigação Económica (CINVESTEC) da Universidade Lusíada de Angola, indica que o investimento direto estrangeiro no país registou uma “contração muito acentuada” entre 2017 e 2025.

É mencionado que esse investimento passou de 29.436 milhões de dólares para 12.182 milhões de dólares no ano passado. Trata-se de uma queda de 59%.

A descida é vista como “particularmente desfavorável”, uma vez que o investimento direto estrangeiro “constitui a forma de financiamento externo mais associada à transferência de tecnologia, reforço da capacidade produtiva e estabilidade de longo prazo”.

O CINVESTEC refere que a “retração prolongada” sugere uma “erosão persistente” da confiança dos investidores no ambiente de negócios em Angola e na previsibilidade regulatória, apesar de dados de 2025 mostrarem “sinais incipientes de recuperação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola: FMI apoia desenvolvimento de capacidades de previsão macroeconómica

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está a apoiar...

0

Angola: Líder da União Africana convidado para cimeira internacional em Luanda

O Presidente angolano, João Lourenço, convidou o presidente...

0

Angola: Executivo autoriza financiamentos para energia, saúde e agricultura

O Executivo angolano autorizou novos financiamentos que visam...

0