Desinformação compromete combate ao surto de ébola na República Democrática do Congo

Campanhas de desinformação estão a dificultar os esforços de contenção do surto de ébola na República Democrática do Congo, onde já foram registados mais de 900 casos suspeitos da variante Bundibugyo e cerca de 220 mortes potencialmente associadas à doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde, até ao momento foram confirmados em laboratório 101 casos e 10 óbitos relacionados com o vírus.

Perante a evolução do surto, a OMS elevou o nível de risco nacional de alto para muito alto. Contudo, as autoridades de saúde enfrentam dificuldades crescentes devido à desconfiança das comunidades locais em relação às equipas externas, situação agravada pela circulação de informações falsas nas redes sociais e pelo contexto de insegurança na região.

Nos últimos dias, dois centros de tratamento foram incendiados em áreas afetadas por confrontos armados que já provocaram o deslocamento de mais de 100 mil pessoas. A diretora de Resposta a Emergências da OMS para África, Marie Roseline Belizaire, afirmou que os ataques estão ligados à propagação de desinformação, que tem atrasado investigações epidemiológicas e limitado o acesso das equipas médicas às populações afetadas.

Outro foco de tensão prende-se com os protocolos de sepultamento aplicados às vítimas suspeitas de ébola. As autoridades restringiram velórios com grande número de participantes e reforçaram medidas sanitárias para reduzir o risco de transmissão. Em resposta à resistência de parte da população, a OMS está a trabalhar com líderes tradicionais e curandeiros locais para aumentar o envolvimento comunitário e adaptar as respostas de saúde pública às realidades locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

África do Sul: Ramaphosa opõe-se ao avanço do processo de impeachment contra si

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa,...

0

Gana: Autoridades iniciam repatriação de cidadãos que viviam no solo sul africano

O governo do Gana manifesta prontidão em receber...

0

Reino Unido: Médicos britânicos pedem limites ao uso de redes sociais por crianças

Médicos no Reino Unido apelam a medidas mais...

0