Timor-Leste inaugura novo Centro de Arquivo e reforça preservação da memória nacional

Timor-Leste inaugurou o novo Centro de Arquivo do Centro Nacional Chega!, nas antigas instalações da Comarca de Balide, em Díli, assinalando o Dia Internacional dos Arquivos.

A cerimónia contou com a presença do ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira, que destacou a importância dos arquivos na preservação da memória histórica, da reconciliação nacional e da construção da paz.

A infraestrutura foi criada com o apoio da UNESCO e da Agência Coreana de Cooperação Internacional (KOICA), visando reforçar a conservação, gestão e acesso ao património documental do país.

Agio Pereira sublinhou ainda o simbolismo da transformação de um espaço associado ao período da ocupação indonésia num centro dedicado à memória e ao conhecimento. Segundo o governante, o novo arquivo representa um compromisso com a verdade, a memória e as futuras gerações.

A iniciativa incluiu também um seminário nacional sobre políticas de arquivo e cibersegurança, onde especialistas nacionais e internacionais debateram os desafios da preservação digital e da proteção da informação na era digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: PR aconselha a Governo foco na legislação sobre investimento

O chefe de Estado timorense, José Ramos-Horta, aconselhou...

0

Timor-Leste e China reforçam cooperação agrícola para impulsionar desenvolvimento rural

Timor-Leste e a República Popular da China reforçaram...

0

Timor-Leste: Ramos-Horta destaca avanços na saúde e promulga Orçamento Retificativo em Díli

O Presidente da República, J. Ramos-Horta, inaugurou em...

0