Espanha alerta para risco de enfraquecimento dos fundos ambientais da UE

Espanha manifestou preocupação com o futuro do programa LIFE, principal fundo ambiental da União Europeia, defendendo que a sua integração em mecanismos financeiros mais amplos poderá reduzir a eficácia das políticas climáticas e de proteção da biodiversidade.

Segundo Madrid, a União Europeia corre o risco de diluir os objetivos ambientais ao fundir o LIFE com futuros fundos de competitividade, comprometendo projetos dedicados ao combate às alterações climáticas, à restauração da natureza e à preservação da biodiversidade.

Criado em 1992, o programa LIFE já apoiou mais de 6.000 projetos e mobilizou mais de 12 mil milhões de euros em investimentos, contribuindo para iniciativas como a recuperação do lince-ibérico e a restauração de habitats naturais.

O alerta surge durante as negociações do próximo orçamento europeu para 2028-2034, com Espanha e vários eurodeputados a defenderem a manutenção de um fundo ambiental autónomo e com financiamento próprio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Espanha deverá ultrapassar França como destino turístico mais visitado do mundo

A Espanha poderá tornar-se o país mais visitado...

0

UE disponibiliza cursos online gratuitos para desenvolver novas competências

Projectos financiados pela União Europeia estão a disponibilizar...

0

Hyrox: o desporto que a Alemanha está a exportar

Criado na Alemanha em 2017, o Hyrox combina...

0