Brasil regista menor número de casos de malária em quase 50 anos com reforço do tratamento

O Brasil registou, em 2025, o menor número de casos de malária contraídos no território nacional desde 1978, com 118.037 casos, uma redução de 15% face ao ano anterior. No mesmo período, o país registou uma diminuição de 30% nas mortes provocadas pela doença, que passaram de 56, em 2024, para 39 em 2025.

Os resultados foram apresentados a 17 de agosto pelo ministro da Saúde brasileiro, Alexandre Padilha, durante o 61.º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, em Brasília. O Governo atribui parte dos avanços à introdução da tafenoquina no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de 2024, bem como ao reforço do diagnóstico, da testagem e do acesso ao tratamento adequado.

A tafenoquina foi incorporada no SUS em 2023 para adultos com 16 ou mais anos e pelo menos 35 quilogramas, sendo administrada numa única dose para ajudar a prevenir novas manifestações da malária. Até junho de 2026, mais de 33.700 pessoas tinham recebido o medicamento, incluindo 3.920 tratamentos realizados em Distritos Sanitários Especiais Indígenas.

Desde março de 2026, o medicamento passou também a estar disponível numa formulação pediátrica para crianças a partir dos dois anos e com peso mínimo de 10 quilogramas. Até junho, 1.446 crianças e adolescentes tinham recebido o tratamento. No DSEI Yanomami, 1.515 pessoas foram tratadas com tafenoquina e, entre março e junho de 2026, as recaídas de malária diminuíram 61,9% face ao mesmo período de 2025.

A tafenoquina atua sobre formas do parasita que permanecem no fígado e podem provocar novas manifestações da doença, permitindo simplificar o tratamento através de uma única dose. A estratégia integra o programa Brasil Saudável, que pretende eliminar ou reduzir 11 doenças e cinco infeções de transmissão vertical como problemas de saúde pública até 2030, incluindo a malária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

EUA acusam Brasil de ajudar China a contornar tarifas

O governo de Donald Trump incluiu o Brasil...

0

Cientistas explicam por que caminhar se torna mais difícil com a idade

Uma nova investigação australiana ajuda a explicar por...

0

Brasil: Primeiro manual de jornalismo feito por indígenas é lançado na Câmara

Foto: divulgação/Fenaj Jornalistas indígenas lançaram, no dia 10...

0