A empresa britânica Welink Energy Portugal 2 UK, proprietária da Solara4, em Alcoutim, entrou em insolvência, segundo um relatório da consultora BDO. A central, em funcionamento desde 2021, tem uma potência instalada de 219 MW e é atualmente a maior central solar em Portugal.
O empreendimento tem enfrentado vários problemas, incluindo uma produção de eletricidade abaixo do previsto, a descida dos preços grossistas no mercado ibérico e dificuldades operacionais, além de incêndios e problemas técnicos. A empresa tinha também planos para investir cerca de 400 milhões de euros na expansão da central, com novas unidades solares, eólicas e baterias, mas o projeto enfrentou obstáculos ambientais e aguarda uma decisão definitiva das autoridades.
No âmbito do processo de insolvência, a prioridade passa agora por encontrar investidores interessados em adquirir o ativo e assegurar o futuro da central algarvia.