Macau: Sam Hou Fai reforça cooperação entre Macau e ASEAN durante visita a Jacarta

O Chefe do Executivo de Macau, Sam Hou Fai, reuniu-se esta quarta-feira, 2 de setembro, em Jacarta, com o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Kao Kim Hourn, para trocar opiniões sobre o reforço da cooperação entre a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e os países do Sudeste Asiático.

O encontro decorreu no Secretariado da ASEAN e integrou a visita de uma delegação do Governo de Macau e de empresários da região a países da ASEAN.

Sam Hou Fai destacou o aprofundamento das relações entre a China e a ASEAN e afirmou que Macau pretende reforçar os seus laços com os Estados-membros da organização, nomeadamente nas áreas do turismo, comércio, investimento, cultura e articulação industrial.

O dirigente apresentou também as oportunidades associadas à integração entre Macau, a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, convidando as empresas dos países da ASEAN a utilizarem a plataforma Macau-Hengqin para estabelecer ligações entre os mercados do Sudeste Asiático e da China continental.

O Chefe do Executivo salientou ainda os históricos laços culturais e comerciais entre Macau e o Sudeste Asiático, incluindo através das comunidades de chineses ultramarinos residentes na região. Defendeu a criação de um modelo de cooperação assente no intercâmbio turístico, na interligação económica e comercial, na articulação entre indústrias e na aproximação cultural.

Sam Hou Fai manifestou igualmente o desejo de que, mediante autorização do Governo Central e com o apoio do Secretariado da ASEAN, Macau possa participar, com um estatuto adequado, em mecanismos de cooperação entre a China e a ASEAN e em atividades promovidas pela organização.

Kao Kim Hourn, por seu lado, destacou o potencial de cooperação entre Macau e os países da ASEAN, particularmente nos setores do turismo, comércio eletrónico, investimento e cultura.

O secretário-geral referiu que os países da ASEAN receberam cerca de 120 milhões de turistas, considerando que existe margem significativa para aumentar o intercâmbio turístico com Macau. A ASEAN mostrou-se disponível para manter contactos estreitos com o Governo da RAEM e apoiar novas oportunidades de cooperação entre empresas e instituições dos dois lados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Ramos-Horta solidário com China e Nepal após avalanche

O chefe de Estado timorense, José Ramos-Horta, disse...

0

Índia e Uzbequistão reforçam parceria e apontam para comércio de 5 mil milhões de dólares

A Índia e o Uzbequistão elevaram as relações...

0

Timor-Leste estreia-se no Festival de Cinema da ASEAN em Hong Kong

Timor-Leste participa, pela primeira vez, no Festival de...

0