Portugal: Qualidade da água da torneira mantém-se próxima dos 100%

A água distribuída pela rede pública em Portugal continental manteve elevados níveis de qualidade em 2025, com 98,84% a cumprir o indicador de segurança. É o 11.º ano consecutivo em que este valor permanece próximo dos 99%, segundo dados da ERSAR.

No abastecimento até aos municípios, a percentagem de água segura atingiu 99,69%. Já na distribuição aos consumidores foram realizadas mais de 392 mil análises, das quais 1,07% apresentaram algum incumprimento. As principais situações estiveram relacionadas com parâmetros microbiológicos e níveis de pH.

Dos municípios avaliados, 225 apresentaram qualidade igual ou superior a 99%, enquanto 42 atingiram os 100%. Marco de Canaveses e Fornos de Algodres foram os únicos concelhos abaixo dos 95%, devido, respetivamente, a resultados associados a fontanários e a uma questão administrativa na certificação de um técnico.

A ERSAR considera que os resultados confirmam a segurança geral da água da torneira, embora persistam dificuldades em sistemas mais pequenos. A entidade defende uma maior integração dos municípios em redes de abastecimento de maior dimensão para melhorar a gestão e reduzir incumprimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal: Tarifas reguladas de eletricidade e gás natural aumentam

Os consumidores do mercado regulado passam a pagar...

0

Portugal apoia apelo internacional por maior supervisão da IA avançada

Portugal integra um grupo de 28 países que...

0

Casa dos Açores de Minas Gerais avança com “Rota Açoriana” nesse estado brasileiro

Foto: reprodução/redes sociais/divulgação A Casa dos Açores de...

0