Google coloca chips de IA em órbita para testar centros de dados espaciais

A Google lançou um satélite experimental equipado com chips de inteligência artificial para estudar a possibilidade de instalar, no futuro, grandes infraestruturas de computação no espaço. A experiência integra o Project Suncatcher e utiliza unidades TPU desenvolvidas pela empresa.

O objetivo é avaliar o comportamento dos componentes perante radiação, temperaturas extremas, vibrações e outras condições próprias do ambiente espacial. A empresa pretende também explorar a utilização quase contínua da energia solar disponível em órbita baixa, onde os satélites podem captar mais energia do que instalações semelhantes na Terra.

A iniciativa surge numa altura de forte crescimento do consumo elétrico dos centros de dados, impulsionado pela IA. Estas infraestruturas representaram entre 1,5% e 2,5% da produção mundial de eletricidade no último ano, segundo os dados referidos no artigo, e essa proporção poderá duplicar até 2030.

Nas próximas fases, a Google deverá testar sistemas de arrefecimento e satélites com dezenas de chips interligados através de comunicações de elevada capacidade. Outras empresas tecnológicas também estão a desenvolver projetos destinados a levar processamento de inteligência artificial para o espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Robots controlados por IA ainda têm dificuldade em reconhecer ordens perigosas

A capacidade dos robots equipados com inteligência artificial...

0

Custo de utilização da inteligência artificial cai 47% por trimestre desde 2023

O custo de alcançar um determinado nível de...

0

EUA substituem referência à Inteligência Artificial por “Superinteligência”

A administração de Donald Trump determinou que as...

0