EUA e China avaliam visitas mútuas a instalações nucleares

Estados Unidos e China estão a analisar, numa fase inicial, a possibilidade de realizarem visitas recíprocas a instalações ligadas ao setor nuclear. A iniciativa procura aumentar a confiança entre Washington e Pequim e diminuir os riscos estratégicos entre as duas potências.

A proposta terá partido da China e poderá incluir visitas a laboratórios e, eventualmente, a locais utilizados para testes nucleares. Os Estados Unidos pretendem aprofundar o assunto em encontros presenciais previstos para os próximos meses.

As conversações surgem num período de crescimento do arsenal nuclear chinês, estimado em cerca de 600 ogivas. Os Estados Unidos possuem aproximadamente cinco mil, segundo os dados apresentados. Pequim continua, no entanto, reticente quanto a negociações destinadas a estabelecer limites ao seu arsenal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

União Europeia, Estados Unidos e China adotam estratégias distintas para regular a IA

As três grandes potências tecnológicas estão a seguir...

0

EUA: Paramount conclui aquisição da Warner Bros. por 111 mil milhões de dólares

A Paramount concluiu a compra da Warner Bros....

0

EUA: Trump autoriza utilização de gasóleo com benefícios fiscais para aliviar preços

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou uma medida...

0