Explosão da IA exige nova corrida por energia

O avanço acelerado da inteligência artificial (IA) está a provocar uma procura sem precedentes por data centers, que devem multiplicar a sua necessidade de energia em mais de 30 vezes até 2035, de acordo com um novo relatório da Deloitte divulgado nesta segunda-feira (24).

A estimativa é de que o consumo cresça de 4 GW em 2024 para 123 GW em pouco mais de uma década, tornando o desenvolvimento de infraestrutura energética e digital uma prioridade estratégica para os EUA.

O relatório, intitulado “A infraestrutura dos EUA pode acompanhar a economia dos EUA?”, revela que a construção de novos data centers está a avançar mais rapidamente do que a capacidade da rede elétrica pode ser ampliada, criando um desequilíbrio preocupante. Em 2024, a IA representou apenas 12% da procura de energia dos data centers, mas esse número pode saltar para 70% até 2035. A Deloitte também destaca que a indústria de tecnologia já planeia investir US$ 1 trilhão na produção de chips, servidores e supercomputadores nos próximos anos.

Entre os maiores desafios para atender essa explosão de procura estão a competição por recursos energéticos, as questões regulatórias e os atrasos na cadeia de suprimentos. Segundo a pesquisa, 72% dos executivos ouvidos apontam as restrições de capacidade da rede como um obstáculo significativo, e 80% dos operadores de data centers afirmam enfrentar forte competição por acesso à energia.

A Deloitte conclui que a colaboração entre os setores de energia, construção, manufatura e tecnologia será fundamental para enfrentar os desafios e impulsionar soluções inovadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola: Europa apoia primeira campanha de vacinação contra o cancro do colo do útero

Angola lançou esta semana a sua primeira campanha...

0

Tanzânia: Mais de 37 milhões de eleitores estão nas urnas nesta quarta-feira

Mesmo com a ausência dos principais líderes da...

0

Brasil: Data centers tornam-se peça-chave na disputa tecnológica entre a China e os EUA no país

O Brasil consolida-se como ponto estratégico na disputa...

0