O secretário-geral da Juventude do Bloco Democrático (BD), Adilson Manuel, fez algumas declarações sobre a notificação do Tribunal Constitucional de Angola, datada de 12 de janeiro, acerca da admissão da providência cautelar para a impugnação da V Convenção do partido, realizada em agosto de 2025.
Essa impugnação foi proposta por um grupo de militantes do BD, que alegam irregularidades durante a condução do conclave.
Adilson Manuel disse à Rádio Correio da Kianda nesta quarta-feira, 14 de janeiro, que a admissão da notificação feita pelo Tribunal Constitucional não significa necessariamente uma impugnação da V Convenção, mas sim um sinal de que o processo vai seguir os seus trâmites, dando espaços para alegações das partes, até à decisão final do caso em específico.
O político considera que Filomeno Vieira Lopes é o líder aclamado por todos os militantes do BD e que a formação política está coesa, tendo afastado assim qualquer cenário de tensão interna. “Nenhum dos requerentes desta impugnação sofreu qualquer sanção ou restrição das suas funções. Os mesmos continuam a desempenhar normalmente as suas funções no partido”, garantiu.
Foi deixada a garantia de que o partido vai continuar as suas ações junto da sociedade civil com vista à defesa dos interesses do povo angolano.