O Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) mantém Angola na “lista cinzenta”, da qual saíram Moçambique, África do Sul, Nigéria e Burkina Faso.
O país governado por João Lourenço continua assim sob supervisão reforçada, sendo apontados problemas como as jurisdições com deficiências estratégicas na prevenção e no combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo.
Para além de Angola, permanecem sob observação Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Namíbia, República Democrática do Congo e Sudão do Sul, entre outros.
O relatório do GAFI indica que os países na “lista cinzenta” ainda enfrentam fragilidades nos mecanismos de deteção, investigação e reporte de operações financeiras suspeitas, o que exige maior articulação entre instituições públicas, o setor bancário e autoridades judiciais.