Brasil: Campanha alerta população e reforça combate ao trabalho escravo contemporâneo

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou a Campanha de Aliciamento Digital para fins de Trabalho Escravo, com o objetivo de alertar a população sobre as novas estratégias utilizadas por redes criminosas para recrutar vítimas através das redes sociais, aplicativos de mensagens, plataformas digitais e sites de emprego. A iniciativa procura orientar os cidadãos sobre falsas ofertas de trabalho e fortalecer a prevenção deste crime no ambiente digital.

A campanha integra as ações institucionais de enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo e chama a atenção para o aumento de casos envolvendo promessas enganosas de emprego fácil, salários elevados e benefícios imediatos. Jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social estão entre os principais alvos desse tipo de aliciamento, que frequentemente começa com abordagens virtuais aparentemente legítimas.

Segundo o coordenador-geral de Combate ao Trabalho Escravo da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Paulo Funghi, apesar dos avanços nas ações de repressão e no atendimento às vítimas após o resgate, a erradicação do crime exige o fortalecimento de políticas públicas preventivas. Essas medidas passam, sobretudo, pela geração de renda, inclusão socioprodutiva e atuação direcionada em regiões com maior incidência de aliciamento e exploração de trabalhadores.

Além de explicar como funciona o aliciamento digital, a campanha apresenta orientações práticas de prevenção, como desconfiar de exigências de pagamento antecipado, promessas incompatíveis com a função oferecida, ausência de contrato formal e pedidos de sigilo. O MDHC também reforça que o trabalho escravo é crime e incentiva a denúncia por meio de canais oficiais, como o Disque Direitos Humanos – Disque 100, disponível 24 horas por dia, de forma gratuita e sigilosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Rio de Janeiro: Ordem de Camões entregue ao Real Gabinete Português de Leitura

O Real Gabinete Português de Leitura, situado no...

0

Acordo Mercosul-UE cria mega zona de livre comércio e pode reduzir preços no Brasil

Após mais de 25 anos de negociações, o...

0

Brasil: Tradição religiosa afro-brasileira celebrada no Rio de Janeiro

A Cabana Espírita de Pai Fabrício, uma das...

0