Brasil: Rio de Janeiro cria Sistema Integrado de Segurança Pública

O Estado do Rio de Janeiro, Brasil, conta agora com um Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). O objetivo é “unificar os dados das forças de segurança e implementar um novo modelo de governança e gestão da informação, permitindo o compartilhamento de dados das polícias Civil e Militar, além de outros órgãos do Sistema de Justiça Criminal”.

Com a instalação prevista para entrar em operação em até 90 dias, e os sistemas já existentes a serem integrados em 180 dias após o início da implantação, o governo pretende “agilizar o atendimento ao cidadão, dar mais eficiência às ações de segurança e melhorar o planejamento das políticas públicas”.

O governador do Rio, Claudio Castro, classificou a medida como “um passo decisivo rumo a uma segurança pública mais moderna, eficiente e conectada”. Para ele, a integração das informações fortalecerá a atuação das forças de segurança e beneficiará diretamente a população fluminense.

O SISP será comandado por uma coordenadoria exclusiva, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com apoio técnico do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj).

“O SISP representa um avanço tecnológico e institucional para a segurança pública fluminense. A partir dessa integração, teremos mais agilidade na tomada de decisões e no combate à criminalidade”, destacou o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal anuncia reforço da rede consular no Brasil

O Governo português concluiu a reforma na rede...

0

Navio-Escola “Brasil” passará por Lisboa

O Porto de Lisboa será a casa, nos...

0

Brasil: Possível candidatura de Michelle Bolsonaro mobiliza bastidores da direita no país

A ideia de que Michelle Bolsonaro, mulher do...

0