Cabo Verde assina protocolos com França para reforço da cooperação e construção de nova escola francesa

Cabo Verde e França assinaram, no passado fim de semana, dois importantes protocolos de cooperação, anunciou o Ministro do Mar, Jorge Santos. Um dos acordos marca o regresso da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) ao país, cerca de 20 anos após a sua saída, enquanto o outro prevê a construção de uma nova Escola Francesa, a “École Les Alizés”, na Cidade da Praia.

Segundo o governante, a AFD retomará o seu papel como parceira estratégica no financiamento de grandes projetos, com enfoque especial na Economia Azul e em portos sustentáveis. Jorge Santos destacou que o retorno da agência simboliza “uma boa notícia” e confirma que Cabo Verde continua a ser uma prioridade na política externa francesa, além de reforçar os laços no âmbito da Francofonia.

O segundo protocolo insere-se na cooperação cultural e linguística com a França e envolve o relançamento de um investimento significativo na área da educação, com a construção da nova “École Les Alizés”. A nova unidade escolar reforçará a presença da cultura e língua francesas no arquipélago, promovendo o ensino de qualidade e o intercâmbio internacional.

As assinaturas dos acordos ocorreram em França, durante a participação da delegação cabo-verdiana na 3.ª Conferência dos Oceanos, liderada pelo Ministro do Mar e composta por representantes do setor das pescas, do Instituto do Mar e da Universidade Técnica do Atlântico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde: PAICV aponta MpD como culpado pelos cortes de energia

O líder do Partido Africano da Independência de...

0

Cabo Verde: MpD destaca avanços na sustentabilidade energética e na reforma da Justiça

O Grupo Parlamentar do MpD faz um balanço...

0

Cabo Verde: 10ª edição do Eureka Moments celebrou inspiração, talento e liderança no Sal

A 10ª edição do Eureka Moments – Vozes...

0