A Presidência da República, José Maria Neves, realizou nesta terça-feira, 19, a apresentação pública do terceiro volume de “No Ofício do Bem Comum”, compilação das principais intervenções do Presidente ao longo do terceiro ano do seu mandato (novembro de 2023 a novembro de 2024). O evento teve lugar na Sala Beijing, perante uma plateia diversificada, e contou com apresentações da escritora Eileen Barbosa e do jurista João de Deus Carvalho.
Durante o evento, o Chefe de Estado destacou que os discursos têm como missão fomentar o debate sobre questões cruciais, favorecendo o processo decisório e ampliando os espaços de participação da sociedade civil e dos cidadãos. “Os discursos têm, essencialmente, a missão de provocar o debate sobre as principais questões nacionais, favorecendo o processo decisório e criando espaços de participação à sociedade civil e aos cidadãos”, afirmou José Maria Neves em declarações à imprensa.
Entre os temas abordados nos 47 discursos compilados na obra estão a descentralização, as mudanças climáticas, a inteligência artificial, a mobilização da diáspora e os desafios de construir pontes entre as ilhas e a diáspora cabo-verdiana. Para o Presidente, esses temas são fundamentais para construir o futuro de Cabo Verde como um Estado transnacional e inclusivo.
“Este livro reflete um trabalho intenso de escuta, consultas e conversações. É um convite à formulação de consensos fundamentais ao país e às populações”, sublinhou o Presidente.
Com 302 páginas organizadas em cinco capítulos e ilustradas com fotografias de momentos específicos, o volume aborda temas como as “Dinâmicas Mundiais e a Sustentabilidade de um Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento”, os “Desafios do Continente Africano” e as “Mudanças Climáticas, Mobilidade Humana e Desenvolvimento Durável”. A obra reflete a visão do Presidente da República nas diversas áreas que moldam a realidade cabo-verdiana e o contexto internacional.
José Maria Neves reiterou o seu compromisso de ser o “Primeiro Ouvidor da República” e um elemento de união para a nação, contribuindo para a busca de soluções coletivas que atendam às necessidades do país e promovam a coesão territorial e social.
 
								