Esta semana, a ribeira e a baía de Velsão apresentavam uma cor salobra, com dezenas de peixes mortos à tona da água e no areal, noticiou a publicação local “O Heraldo”. As autoridades estão a investigar a origem do desastre ambiental, estando em aberto a possibilidade de ter sido um ato negligente de uma empresa de fertilizantes.
Segundo o artigo, uma auditoria à Paradeep Phosphates Ltd, em Zuarinagar, indicou que a empresa armazenou fertilizantes no exterior das suas instalações, que, devido ás chuvas, foram posteriormente arrastados para os cursos de água. Foram ainda recolhidas amostras dos esgotos, da água do ribeira e da baía de Velsão para análise.
O Conselho de Controlo de Poluição do Estado de Goa refere que vai notificar a empresa pelo armazenamento negligente de fertilizantes.
O desastre ecológico e ambiental é um episódio recorrente na região e representa também uma perda económica para os pescadores, que assim ficam privados da sua principal fonte de rendimento, o que reforçou as solicitações de indivíduos e organizações para a necessidade de maior fiscalização.