Guiné-Bissau: Comité nacional reafirma tolerância zero à mutilação feminina país

O Comité Nacional para o Abandono de Práticas Nefastas (CNAPN) reafirmou a sua disponibilidade para enfrentar “mais um ano de trabalho árduo na luta contra a Mutilação Genital Feminina (MGF) e outras formas de Violência Baseada no Género na Guiné-Bissau”, sublinhando que o combate a estas práticas continua a ser uma prioridade nacional.

Com esse objetivo, a equipa do Comité reuniu-se esta terça-feira, 6 de janeiro, na sede da organização, para proceder a um balanço das atividades desenvolvidas ao longo de 2025 e definir as principais linhas de ação para 2026. A estratégia passa por reforçar as ações de sensibilização, formação e informação junto das comunidades, promovendo a mudança das normas sociais nefastas que continuam a afetar gravemente a saúde e os direitos das meninas e mulheres.

Numa nota tornada pública esta quarta-feira, 7 de janeiro, o CNAPN reconhece que a mudança de comportamentos em torno do abandono da MGF e de outras formas de violência baseada no género representa um desafio complexo, mas garante que mantém firme a sua determinação. Segundo o Comité, a erradicação definitiva destas práticas exige persistência, envolvimento comunitário e uma ação contínua e articulada entre diferentes parceiros.

No âmbito das atividades previstas para este ano, o CNAPN anunciou a celebração do Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, assinalado a 6 de fevereiro, bem como a realização de outras iniciativas de sensibilização ao longo de 2026. A organização destaca que a luta contra a MGF e a violência baseada no género constitui um passo fundamental para o desenvolvimento sustentável da Guiné-Bissau e para a promoção da dignidade e dos direitos humanos das mulheres e raparigas.

(foto arquivo)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Bendito Freitas analisa em Lisboa presidência da CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Bendito...

0

Militares apertam controlo e limitam declarações públicas na Guiné-Bissau

O Alto Comando Militar (ACM) para a Restauração...

0

Cabo Verde: Ex-Presidente avisa sobre “perigosa ilusão” de estabilidade na África

O antigo Presidente da República de Cabo Verde...

0