O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, realizou, nesta quinta-feira (27), uma visita à Base Naval da Marinha de Guerra, localizada na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado.
A visita do chefe de Estado teve como objetivo avaliar a prontidão das Forças de Defesa e Segurança (FDS) face aos atuais desafios de segurança nacional. Além de circulação de terroristas, a costa de Cabo Delgado que fez fronteira com a Tanzânia foi usada para trânsito de drogas.
No seu discurso, o Presidente da República enfatizou a importância de continuar a fortalecer as capacidades das FDS, destacando o compromisso do Governo com a modernização dos meios militares.
Nos últimos dias os grupos terroristas usando embarcações roubadas dos pescadores, têm feito circulação em algumas ilhas e aldeias costeiras de Cabo Delgado, como parte das suas incursões, uma realidade que desafia a marinha de guerra moçambicana.
Fontes disseram que na terça-feira, os terroristas roubaram uma embarcação na aldeia Ulo, distrito de Mocímboa da praia, com a qual fizeram uma incursão na aldeia Pangane, distrito de Macomia, na noite de quarta-feira (26).