O Gabinete do Presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, já divulgou a lista de quadros moçambicanos que assumirão, nos próximos dias, cargos em diversos ministérios, incluindo os novos criados por ele.
A nota da Presidência refere que Maria Benvinda Levi é a nova Primeira-Ministra, Cristóvão Artur Chume, que no mandato do presidente cessante foi ministro da Defesa, manterá o cargo, enquanto Paulo Chachine assumirá o cargo de ministro do Interior.
Daniel Francisco Chapo indicou também Ussene Hilário Isse para o cargo de ministro da Saúde, João Jorge Matlombe para ministro dos Transportes e Logística e Américo Muchanga para o novo ministério de Comunicação e Transformação Digital.
O antigo dirigente da Bolsa de Valores de Moçambique, Ismael Vala, é o novo ministro do Plano e Desenvolvimento e Estevão Tomás Rafael Pale é o nome indicado para o Ministério de Recursos Minerais e Energia. Para os restantes Ministérios foram indicados: Basílio Zefanias Muhate para ministro da Economia, Roberto Mito Albino para Agricultura, Ambiente e Pescas, Inocêncio José Impissa para Administração Estatal e Função Pública, Carla Alexandra Loveira para ministra das Finanças e Maria Manuela Lucas para o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.