O Presidente da República, Filipe Nyusi, mostrou-se agradado com a prestação da seleção nacional na partida inaugural do Campeonato Africano das Nações de futebol, a decorrer na Costa do Marfim, após o empate a duas bolas frente ao Egito. Este domingo, em declarações à Televisão de Moçambique, o Chefe do Estado disse que “ficou claro que o empate não é o nosso resultado, mas temos que aceitar” e agradeceu “ao povo pelo apoio e carinho que deu aos Mambas, incluindo pessoas que estiveram no estádio.”
Apesar do empate ao cair do pano, o Presidente da República pede aos moçambicanos que continuem a apoiar a jovem equipa, “mesmo em momentos difíceis, porque ela mostra confiança”, garantindo que a equipa vai continuar a trabalhar na procura do melhor resultado.
O golo madrugador não intimidou os comandados de Chiquinho Conde, que chegaram a dar a volta ao resultado. “Se não fosse o VAR, teríamos vencido o jogo”, comentou Nyusi. “Vamos continuar a pensar do mesmo jeito para o próximo jogo. Não podemos nos deixar levar pelo empate com o Egipto. Temos que continuar a fazer o nosso jogo. O nosso objetivo é ganhar, caso não, não devemos perder. Vamos felicitar a equipa técnica, os rapazes, incluindo a Federação Moçambicana de Futebol, pois este resultado provém do trabalho que todos têm feito,” acrescentou o Chefe de Estado.
Os golos dos moçambicanos foram marcados pelos atletas Witiness Quembo, aos 55 minutos, e Clésio Baúque, aos 58. Já pela seleção egípcia marcaram Mostafa Mohamed, aos dois minutos da primeira parte, e Mahomed Salah, aos 97 minutos, através de uma grande penalidade muito contestada.
A equipa moçambicana volta a entrar em campo no dia 19 de janeiro, sexta-feira, frente a Cabo Verde.
Aurélio Sambo – Correspondente