O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, fez um apelo urgente para a intensificação da vigilância na província, diante dos recentes focos de instabilidade caracterizado por extorsões, em algumas estradas, da província por homens armados.
Os dirigente encorajou a denúncia desses actos às autoridades, o mais rápido possível. Os recentes incidentes incluíram a imobilização de viaturas de transporte de passageiros e a extorsão dos viajantes pelos homens armados, por exemplo, ao longo da EN380 no troço Macomia-Oasse.
Além de ter gerado grandes preocupações, a segurança pública continua comprometida em toda província de Cabo Delgado. Falando na sessão do Conselho Executivo Provincial, Valige Tauabo, anotou que, até o momento, os responsáveis por essas acções não foram identificados.
Valige Tauabo justificou que o modus operandi dos que fizeram as recentes extorsões não se assemelha aos que promovem extremismo violento na província.
Segundo Valige Tauabo, as Forças de Defesa e Segurança (FDS) estão actualmente empenhadas em investigar esses casos para descobrir os verdadeiros autores das acções criminosas naquelas rodovias públicas.