Moçambique: Hospital Rural de Mueda quer maior humanização dos serviços sanitários 

As autoridades da Saúde no distrito de Mueda, em Cabo Delgado, deram um passo significativo rumo à humanização do atendimento hospitalar com a retoma do Programa de humanização, promovido pelo Ministério da Saúde através da Direcção Nacional de Assistência Médica. 

Trata-se de um programa que tem como objectivo criar um ambiente mais próximo e participativo entre os profissionais de saúde e os utentes daquela unidade sanitária.

Desta feita, várias acções serão implementadas, destacando-se a criação de um Gabinete de Escuta ao Utente (GAU), um espaço que permitirá que pacientes e acompanhantes relatem suas experiências, apresentem queixas e sugestões, além de obter esclarecimentos sobre os serviços disponíveis. 

No acto de lançamento da iniciativa na quarta-feira (9) foi anunciado que para ampliar a comunicação com a comunidade, o Hospital Rural de Mueda vai manter colaboração com a Rádio Comunitária local, que servirá como canal directo de informação e interação.

Lautre Horácio, responsável Gabinete de Escuta ao Utente explicou que a iniciativa, agora ganha nova força como parte das acções previstas pelo governo durante os primeiros cem dias de governação. 

“O programa já fazia parte das nossas políticas, mas não estava a ser praticado com consistência. Estamos agora a colocá-lo em funcionamento real, abrindo espaço para ouvir o cidadão e melhorar o atendimento. É um compromisso com a humanização e a ética no cuidado”, sublinhou.

A cerimónia pública contou com a participação além de poluição, mas também de outros actores dos governos locais e municipal.

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Parlamento define prazo para posse dos deputados do PODEMOS

O Parlamento moçambicano decidiu que os deputados do...

0

Moçambique: ANAMOLA sugere sistema semi-presidencialista para o país

O líder do ANAMOLA, Venâncio Mondlane, defende a...

0

Moçambique e Eswatini juntos em mega Projecto de Abastecimento de Água

Os governos de Moçambique e Eswatini reforçaram recentemente...

0