Populares de Mocimboa da praia denunciam o sequestro de duas crianças, com idades entre 12 e 13 anos, na noite de terça-feira, 4 de novembro de 2025, por indivíduos que se acredita serem membros terroristas que actuam naquele ponto do norte de Cabo Delgado.
Segundo relataram, o incidente ocorreu por volta das 23 horas, numa zona no bairro Milamba, região que no dia 7 de outubro foi visitado por um outro grupo que “brindou” a população com uma palestra sobre a Jihad.
Fontes locais indicaram que a acção foi executada de forma silenciosa, sem disparos nem resistência, o que demonstra o nível de planeamento dos insurgentes.
Segundo as autoridades distritais, tudo indica que o grupo armado tinha um alvo definido, as duas crianças e que o sequestro pode estar ligado a membros da família que se encontram nas matas, em contacto com os insurgentes.
Citado pela Zumbo FM, o administrador do distrito, Sérgio Cipriano, confirmou o caso e sublinhou “acreditamos que os insurgentes vieram especificamente para levar estas crianças, a pedido dos seus progenitores. Quando as forças de defesa foram alertadas, o grupo já havia se retirado”, afirmou.