O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal informou nesta quinta-feira, 15 de janeiro, que decidiu encerrar temporariamente a Embaixada de Portugal no Irão.
Recorde-se que o país do Médio Oriente está a atravessar uma grave instabilidade social, com manifestações nas ruas realizadas pelo povo há já mais de duas semanas. Foram contabilizadas, até ao momento, mais de 2.000 mortes, causadas pela repressão das autoridades iranianas.
Ainda de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, todos os portugueses no Irão foram contactados.
“Todos os portugueses naquele país foram contactados, tendo oito cidadãos nacionais já abandonado território iraniano. Alguns cidadãos encontram-se em processo de saída do país (com diligências reservadas por motivos de segurança) e os restantes dez cidadãos nacionais (sete dos quais detêm dupla nacionalidade (portuguesa e iraniana) quiseram permanecer no país”, pode ler-se na nota divulgada pelo ministério.
No mesmo comunicado são desaconselhadas todas e quaisquer viagens ao Irão “em face do vigente contexto de tensão e da situação de conflito armado latente na região, o que resulta em significativo risco securitário”.