O secretariado executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reafirmou o seu “total apoio” às autoridades timorenses na adesão à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla inglesa) e manifestou disponibilidade para continuar a colaborar com o país.
Foi nesta segunda-feira, 27 de outubro, que a comunidade lusófona realçou a capacidade do país de fortalecer a presença internacional sem descurar os laços com os restantes países lusófonos.
Para a CPLP, “este acontecimento representa um motivo de profundo orgulho e satisfação, uma vez que reafirma a capacidade de Timor-Leste em fortalecer a sua presença no cenário internacional, sem descurar os laços históricos, linguísticos e culturais que o unem aos demais Estados-membros da Comunidade” pode ler-se numa nota do secretariado executivo.
É ainda mencionado que a entrada de Timor-Leste na ASEAN “abre novas oportunidades de cooperação económica, política e social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país e para o reforço das suas relações com os parceiros regionais da Ásia-Pacífico”.
Recorde-se que o país presidido por José Ramos-Horta tornou-se no 11.º Estado-membro a aderir à organização intergovernamental, um processo concluído no passado domingo, 26 de outubro. A ASEAN foi criada em 1967 pela Indonésia, Singapura, Tailândia, Malásia e Filipinas, tendo entrado mais tarde o Brunei Darussalam, o Camboja, o Laos, Myanmar, Vietname e agora Timor-Leste.