Timor-Leste: Bendito Freitas analisa em Lisboa presidência da CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Bendito Freitas, viajou para Lisboa nesta segunda-feira, 12 de janeiro, onde ficará até ao dia 21.

Na informação divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros à imprensa é esclarecido que a visita de Bendito Freitas “enquadra-se no contexto da presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa a assumir por Timor-Leste no período entre 2026 e 2027, na sequência da decisão tomada na Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em dezembro de 2025”.

Freitas participará em reuniões de coordenação sobre a presidência da CPLP, além de entregar os estatutos revistos ratificados pelo Parlamento à secretária executiva da organização, Maria de Fátima Jardim, e de participar na reunião extraordinária do comité permanente.

A agenda inclui ainda uma reunião com o homólogo português, Paulo Rangel, num encontro em que “serão abordados temas relacionados com o reforço da cooperação bilateral, incluindo a situação política na Guiné-Bissau e a presidência da CPLP de Timor-Leste”.

Recorde-se que Timor-Leste assumiu em dezembro de 2025 a presidência da CPLP, que foi retirada à Guiné-Bissau devido à situação política do país, alvo de um golpe de Estado que depôs o Presidente Umaro Sissoco Embaló e interrompeu o processo eleitoral. A decisão foi tomada numa cimeira de chefes de Estado e de Governo dos territórios lusófonos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Primeiro-Ministro inaugura sistemas de irrigação em Lautém e Baucau e estrada de acesso ao Aeroporto de Baucau

O Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, inaugurou nos...

0

Iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira reunirá líderes empresariais para discutir o papel do CEO em Lisboa

“A sustentabilidade não é um custo nem um...

0

Portugal: Hacker português acusado de ganhar 654 mil euros com dados bancários roubados

Um hacker português de 25 anos está acusado...

0