Timor-Leste foi formalmente admitido como o 11.º Estado-membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla inglesa) no domingo, 26 de outubro.
A formalização foi feita no âmbito da 47.ª Cimeira da ASEAN e Cimeiras Relacionadas, que decorre em Kuala Lumpur, na Malásia, entre os dias 26 e 28 de outubro. O país é representado por uma comitiva governamental nacional chefiada pelo primeiro-ministro Xanana Gusmão.
No encontro, realizado sob o tema “Inclusão e Sustentabilidade”, encontram-se mais de 30 chefes de Estado e de Governo, entre os quais o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, o primeiro-ministro da China, Li Qiang, o Presidente do Brasil, Lula da Silva, o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
São abordados temas como a paz regional, a resiliência económica e o crescimento inclusivo, incluindo as cimeiras ASEAN+3, da Ásia Oriental e reuniões com parceiros de diálogo como as Nações Unidas, os Estados Unidos da América, a China, o Japão, a Índia, a Coreia do Sul, a Austrália e a União Europeia.