O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Ágio Pereira, reuniu-se com o embaixador da União Europeia em Timor-Leste, Thorsten Bargfrede, para discutir o reforço da cooperação bilateral e o apoio europeu à criação do “Portal do Jornal da República Digital”, projeto liderado pela Imprensa Nacional de Timor-Leste (INTL, I.P.).
A iniciativa visa promover a transparência, a segurança jurídica e a modernização administrativa, através de uma plataforma eletrónica que dará acesso gratuito e permanente a toda a legislação publicada desde 2002. O projeto deverá contar com uma parceria com a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) de Portugal.
Durante o encontro, foram também abordadas outras áreas de cooperação entre Timor-Leste e a União Europeia, incluindo educação, saúde, economia, digitalização, alterações climáticas e direitos humanos, bem como a implementação do Acordo de Samoa, que define o novo quadro de parceria entre a UE e os países de África, Caraíbas e Pacífico.
O Portal do Jornal da República Digital integra-se nas prioridades do IX Governo Constitucional, que aposta na modernização da administração pública e na promoção da boa governação, prevendo ainda a digitalização do arquivo legislativo, a criação de um motor de pesquisa avançado e formação técnica para as equipas nacionais.