O Governo de Timor-Leste lançou, em parceria com a Austrália, o Programa de Formação em Língua Inglesa para a Adesão à ASEAN (ELTAA), destinado a preparar os funcionários públicos para a futura integração plena do país na organização regional. A cerimónia decorreu em Díli, com o apoio da Comissão da Função Pública e do programa australiano PROSIVU.
O inglês é a língua oficial de trabalho da ASEAN e, por isso, o programa, com duração de cinco anos, irá reforçar a proficiência dos quadros timorenses para participarem em reuniões, negociações comerciais e fóruns regionais. Já foram realizados testes de avaliação em 13 ministérios e instituições, envolvendo cerca de 900 funcionários públicos.
Os primeiros cursos arrancam no final de outubro.
A embaixadora da Austrália em Díli, Caitlin Wilson, afirmou que o projeto reflete “o compromisso de longa data da Austrália em apoiar Timor-Leste na sua adesão à ASEAN”, sublinhando o impacto de longo prazo no desenvolvimento do capital humano.
Também o presidente da Comissão da Função Pública, Agostinho Letêncio de Deus, encorajou os participantes a verem a formação como “uma missão nacional”, essencial para a integração do país.
Por outro lado, a vice-ministra para os Assuntos da ASEAN, Milena Rangel, agradeceu o apoio australiano, destacando o papel estratégico desta iniciativa no fortalecimento das capacidades do Estado timorense.