Vários parceiros de Timor-Leste realçaram a “grande conquista” do país com a adesão à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla inglesa), ocorrida no domingo, 26 de outubro.
De acordo com a Embaixada da Austrália, o anúncio da adesão “é uma conquista monumental e o resultado de muitos anos de trabalho árduo por parte do Governo de Timor-Leste, dos países da ASEAN e dos seus parceiros”, escreveu nas redes sociais.
Por sua vez, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, felicitou o país lusófono pela adesão, considerando-a um “marco importante para promover a interdependência económica e política” de Timor-Leste e para “reforçar a integração regional”.
Já os Estados Unidos da América, através do secretário de Estado, Mark Rubio, felicitaram o país pela “histórica” adesão como 11.º membro da ASEAN, o que “representa um passo importante na contínua busca pela integração e cooperação regionais”.
Recorde-se que a ASEAN foi criada em 1967 pela Indonésia, Singapura, Tailândia, Malásia e Filipinas, tendo integrado mais tarde o Brunei Darussalam, o Camboja, o Laos, Myanmar, o Vietname e, agora, Timor-Leste.