Timor-Leste: Presidente Ramos-Horta recebe delegação de direitos humanos de Myanmar para discutir justiça regional

O Presidente da República, José Ramos-Horta, recebeu uma delegação da Organização de Direitos Humanos Chin, num encontro focado na deterioração da situação humanitária em Myanmar e na promoção da justiça e responsabilização na região.

Durante a reunião, a delegação detalhou os abusos sistemáticos e o “reinado de terror” da junta militar de Myanmar contra civis. Ambos os lados destacaram os laços de solidariedade entre Timor-Leste e Myanmar na defesa da democracia, liberdade e dignidade humana.

O encontro abordou também os processos legais iniciados em Díli contra membros das forças armadas de Myanmar acusados de crimes contra a humanidade, sublinhando a importância de um sistema judicial independente e livre de interferências políticas. A delegação reconheceu o papel de organismos internacionais, como o Mecanismo Investigativo Independente para Myanmar (IIMM), na disponibilização de provas que apoiem os tribunais timorenses.

Ao finalizar, os representantes elogiaram Timor-Leste como “voz moral da ASEAN”, enquanto o Presidente Ramos-Horta reafirmou o compromisso do país com a estabilidade regional, o Estado de direito e a proteção universal dos direitos humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Embaixador participa na abertura do P4N LXIX na Indonésia

Roberto Sarmento de Oliveira Soares, Embaixador Extraordinário e...

0

Timor-Leste: Autoridade Aduaneira reúne mais de USD 120 milhões

A Autoridade Aduaneira timorense arrecadou, em 2025, receitas...

0

Timor-Leste e Indonésia aprofundam cooperação no ensino superior

O Ministro do Ensino Superior, Ciência e Cultura...

0