Pelo menos 86 pessoas perderam a vida na província sul-africana de Cabo Oriental na sequência de uma intensa inundação que assolou a região na semana passada.
Em comunicado, o ministro que superintende a área da polícia, Senzo Mchuno tinha confirmado na sexta-feira (13) que havia 78 mortes na sequência daquela situação, ao mesmo tempo que garantia o resgate de 38 pessoas.
Muitas pessoas continuam desaparecidas de acordo com o serviço público de televisão sul-africana SABC News. Um dos episódios marcantes é o de arrasto de um miniautocarro escolar no qual seis alunos, o motorista e o seu ajudante perderam a vida e outros ocupantes estão desaparecidos.
Na sexta-feira, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, endereçou sentidas condolências após a visita de algumas áreas afectadas.
O governador de Cabo Oriental, Óscar Mabuyane, onde os danos são considerados enormes, com mais de 10.000 pessoas desabrigadas, disse que as autoridades estão a fazer de tudo para dar resposta, mas reconhece a insuficiência de meios aéreos sobretudo. Até sexta-feira havia apenas um helicóptero ao serviço de resgate.
 
								