CEDEAO: Especialistas preparam autoestrada Abidjan–Lagos com foco em desenvolvimento regional

Os especialistas do Projeto de Desenvolvimento da Autoestrada do Corredor Abidjan–Lagos reuniram-se a 16 de dezembro de 2025, em Lomé, Togo, para a 22.ª sessão do seu Comité de Direção. O encontro teve como objetivo partilhar os resultados de estudos técnicos, as opções de conceção e os modelos de financiamento dos 15 lotes de concessão da autoestrada supranacional.

Durante a reunião, foram apresentados estudos sobre facilitação do comércio e transporte, medidas de curto, médio e longo prazo para assegurar a circulação fluida de mercadorias e pessoas, e uma análise do potencial económico da região. Cerca de 206 projetos, agrupados em 26 polos estratégicos, foram identificados para integrar infraestruturas, iniciativas económicas e plataformas logísticas ao longo do corredor.

Christian Appiah, Diretor dos Transportes da CEDEAO, destacou que, com o apoio da organização regional e do Banco Africano de Desenvolvimento, os Estados membros possuem um roteiro claro para transformar a estrada Abidjan–Lagos num eixo estruturante de desenvolvimento económico. Foi também constituído o Conselho de Administração da Autoridade de Gestão do Corredor Abidjan–Lagos (ALCoMA), responsável pela construção, gestão e exploração da infraestrutura.

A autoestrada terá 1.028 km de extensão, ligando Côte d’Ivoire, Gana, Togo, Benim e Nigéria, e custará cerca de 14,7 mil milhões de dólares, com financiamento público-privado. A infraestrutura será crucial para a integração regional, facilitando a livre circulação de pessoas e bens, reduzindo custos de transporte e promovendo o desenvolvimento económico e o comércio na CEDEAO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola acredita quatro novos embaixadores residentes

O Presidente da República de Angola, João Lourenço,...

0

Addis Abeba: Presidente do Burundi vai presidir à União Africana em 2026

O presidente do Burundi, Évariste Ndayishimiye, assumiu, na...

0

África do Sul: Presidente Cyril Ramaphosa destaca crescimento de BIP no ano passado

O presidente da África do Sul Cyril Ramaphosa,...

0