O Governo de Lesoto manifestou grande preocupação devido ao aumento alarmante de homicídios, que levou a organização internacional World Population Review a considerar o país o sexto com maior taxa de homicídios no mundo.
Não estando satisfeito com essa classificação, o Primeiro Ministro do país africano, Ntsokoane Sam Matekane, ordenou, esta semana, a que as Forças de Defesa de Lesoto (LDF) tomem medidas decisivas para conter a violência.
Ntsokoane Sam Matekane disse que as forças não devem tolerar ações destabilizadoras e que ameacem a paz e segurança do país. Contudo, ainda não foram apresentados números sobre a situação que preocupa as autoridades de alto nível daquele país.
“Não podemos permitir que esses assassinos perturbem a paz e a estabilidade do país e ameacem as pessoas em suas comunidades”, disse citado pelo jornal “The Times of Lesotho”.
O Comandante das Forças de Defesa de Lesoto, Tenente General Mojalefa Letsoela, garante que a ordem será cumprida e que “não há tempo a perder”, confirmando que os militares estão já a monitorar a situação.