A União Europeia e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) doaram ao Maláui 2,12 milhões de dólares norte-americanos, correspondentes a 3,8 bilhões de kwachas, para ajudar o país a aumentar sua resiliência frente aos choques climáticos.
O fundo deverá beneficiar pelo menos um milhão de pessoas em 10 distritos afetados pelo fenómeno El Niño, com foco na segurança alimentar e nutricional, conforme anunciaram, em comunicado conjunto, o governo do país e as duas organizações.
O representante do UNICEF no Maláui, Shadrack Omal, afirmou que o El Niño aumentou a vulnerabilidade de crianças menores de cinco anos, que correm o risco de desnutrição e de doenças infantis comuns, como diarreia e malária.
“Esta parceria adicional com a União Europeia é bem-vinda, pois permitirá fornecer serviços essenciais de emergência em nutrição, saúde e serviços sociais de forma oportuna”, disse Omal.
A Comissão de Avaliação de Vulnerabilidade do Maláui afirmou que o número de pessoas que precisam de ajuda alimentar neste ano atinge 5,7 milhões.