Acordo Mercosul-UE cria mega zona de livre comércio e pode reduzir preços no Brasil

Após mais de 25 anos de negociações, o Mercosul e a União Europeia assinaram um acordo histórico que cria uma das maiores zonas de livre comércio do mundo, abrangendo cerca de 720 milhões de consumidores e um mercado superior a 22 biliões de dólares de PIB.

O tratado prevê a eliminação ou redução de mais de 90% das tarifas entre os dois blocos ao longo de um período até dez anos, com prazos de transição mais longos para alguns produtos do Mercosul. Para o Brasil, o acordo aumenta de forma significativa o acesso ao mercado europeu, fazendo crescer a percentagem do comércio com preferências tarifárias de 8% para 36%.

Produtos agrícolas e commodities brasileiras, como carne bovina, soja, açúcar e etanol, deverão entrar na União Europeia com tarifas mais baixas ou nulas, o que pode impulsionar as exportações e contribuir para a redução de preços de alguns bens. A indústria brasileira poderá também beneficiar de uma maior integração em cadeias de valor globais.

Apesar da assinatura, o acordo ainda precisa de ser ratificado pelos parlamentos da União Europeia e dos países do Mercosul. As autoridades brasileiras admitem que os primeiros efeitos comerciais possam começar a sentir-se no segundo semestre de 2026, se o processo legislativo decorrer sem atrasos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Lula defende soberania energética durante assinatura de contratos da Petrobras

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da...

0

Angola identifica áreas agrícolas para investimento brasileiro

O Governo angolano identificou áreas agrícolas nas províncias...

0

Reino Unido aprova nova embaixada chinesa em Londres apesar de alertas de segurança

O Governo britânico aprovou a construção de uma...

0