China alerta para riscos de “poluição de dados” no treino de IA

O Governo chinês manifestou preocupação com a crescente contaminação dos dados usados no treino de modelos de inteligência artificial, alertando para os riscos de desinformação, enviesamento e decisões automáticas erradas.

Num comunicado divulgado pelo Ministério da Segurança do Estado na rede social WeChat, é sublinhado que mesmo pequenas quantidades de dados falsos (0,001% a 0,01%) podem elevar significativamente os erros dos sistemas de IA.

A poluição de dados pode ainda perpetuar-se, já que conteúdos gerados artificialmente acabam por ser reintroduzidos em futuros treinos — criando um “efeito duradouro”.

O alerta destaca potenciais consequências reais, desde diagnósticos médicos incorretos, manipulação de mercados financeiros, até à desinformação em contextos de segurança pública.
Como resposta, a China afirma ter implementado um sistema de classificação de dados com base nas leis de cibersegurança e proteção de dados, reforçando mecanismos de controlo e correção.

O país tem apostado fortemente em modelos de IA, como os da DeepSeek, Tencent ou Alibaba, mas persistem dúvidas sobre a censura aplicada a temas considerados sensíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

EUA: Trump anuncia redução de tarifas sobre produtos chineses após reunião com Xi Jinping

Os Estados Unidos vão reduzir as tarifas sobre...

0

Character.AI proíbe menores de 18 anos após morte de adolescente

A plataforma Character.AI anunciou que vai impedir o...

0

Brasil: Data centers tornam-se peça-chave na disputa tecnológica entre a China e os EUA no país

O Brasil consolida-se como ponto estratégico na disputa...

0