A prestigiada revista Forbes divulgou a lista dos homens mais ricos do Chile, destacando a entrada de Jean Salata como número dois do ranking.
Com um património líquido estimado em US$ 7,1 bilhões, Salata acompanha Iris Fontbona, matriarca do clã Luksic que continua a ser a número um no Chile e na região, com uma fortuna a rondar os US$ 25,7 bilhões.
Salata, residente nos Estados Unidos e com poucas raízes no Chile, construiu o seu império com a brilhante gestão da BPEA, gestora de fundos de investimento com sede em Hong Kong.
Num continente marcado pela desigualdade como a América Latina, o México e o Brasil lideram a região com 15 bilionários cada. O Chile está em terceiro lugar.
Horst Paulmann é o terceiro homem mais rico do Chile (3,4 mil milhões de dólares), seguido por Julio Ponce Lerou (2,6 mil milhões de dólares). Conhecido como o “cunhado”, Ponce acumulou fortuna durante a dura ditadura de seu pai político, Augusto Pinochet.
O líder global é Bernard Arnault, dono da empresa Louis Vuitton com 233 mil milhões de dólares e é seguido por Elon Musk (Tesla, 195 mil milhões) e Jeff Bezzos (Amazon, 194 mil milhões).