A Frontex, Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira, em parceria com as autoridades romenas, liderou o MME Callatis 2025, um exercício marítimo multifuncional no Mar Negro, que decorreu nos dias 21 e 22 de agosto. A iniciativa reuniu agências europeias e nacionais para simular emergências marítimas e reforçar a cooperação necessária para gerir os riscos crescentes nesta área.
Junto à costa de Mangalia, na Roménia, as forças enfrentaram cinco cenários de alta intensidade: resgatar a tripulação de um navio tomada como refém, interceptar uma embarcação de pesca transportando migrantes irregulares, neutralizar uma mina naval à deriva, responder a um derrame de óleo e realizar uma operação de busca e salvamento. As equipas também inspecionaram um navio mercante como parte do exercício.
O exercício contou com a presença de altos responsáveis da Frontex, da polícia romena e de representantes de vários Estados-Membros da UE. Pela primeira vez, os oficiais do Corpo Permanente da Frontex integraram a tripulação de um barco de patrulha costeira maltês, marcando um passo importante na integração operacional europeia.
O MME Callatis 2025 faz parte do MMO Western Black Sea 2025, um quadro operacional mais amplo liderado pela Frontex, que inclui o uso de sistemas de vigilância terrestre, aeronaves e um sistema de rastreamento de ativos baseado no Galileo. A Roménia continua a ser um parceiro estratégico, oferecendo uma plataforma de confiança para operações e fortalecendo a cooperação da UE na gestão das fronteiras marítimas.
 
								