A Holanda decidiu disponibilizar um pacote de ajuda de 200 milhões de euros para a Ucrânia após o primeiro-ministro holandês, Dick Schoof, ter tido um encontro com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na cidade de Zaporizhzhya.
Os dirigentes analisaram o potencial de investimento holandês na produção de armas ucranianas de longo alcance. Zelensky realçou nessa ocasião a necessidade de aumentar o financiamento para avançar os programas de mísseis e drones da Ucrânia.
Segundo o dirigente, apesar de a Ucrânia estar a fazer progressos com as suas capacidades de longo alcance, o apoio financeiro adicional é crucial para impulsionar a produção e manter uma vantagem estratégica sobre a Rússia.
“A Ucrânia pode contar com o apoio e envolvimento contínuos dos Países Baixos. Essa foi a minha mensagem ao presidente Zelensky hoje em Zaporizhzhia”, escreveu o primeiro-ministro holandês nesta segunda-feira, 02 de setembro, na rede social X.
“É incrível ver como os ucranianos continuam com as suas vidas e mantêm o seu país em funcionamento, numa cidade a apenas algumas dezenas de quilómetros da frente”, pode ainda ler-se, com Dick Schoof a defender que deve ser feito “tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar a Ucrânia a prosseguir”.
 
								