O TikTok vai implementar nas próximas semanas uma nova tecnologia de verificação de idade em toda a União Europeia, inspirada na restrição adotada pela Austrália em 2024, que proibiu redes sociais para menores de 16 anos.
O sistema analisa informações de perfil, vídeos publicados e sinais comportamentais para prever se uma conta pode pertencer a um utilizador com menos de 13 anos. As contas sinalizadas não são automaticamente banidas, sendo avaliadas por moderadores especializados.
Os utilizadores podem recorrer da remoção da conta, usando métodos como estimativa de idade facial pela Yoti, autorização de cartão de crédito ou identificação oficial do país.
Além disso, o TikTok adotou outras medidas de proteção: menores de 16 anos não podem enviar mensagens diretas, e utilizadores com menos de 18 anos têm limite de 60 minutos de ecrã diário e não recebem notificações após a hora de dormir.
Segundo a empresa, a tecnologia visa proteger adolescentes mantendo a privacidade, e já levou à remoção de milhares de contas durante o período de testes na UE.