A Direção de Segurança Pública (PSD) da Jordânia e a Europol assinaram, a 10 de julho, um Acordo de Trabalho para fortalecer a cooperação no combate ao crime organizado e ao terrorismo. O pacto cria uma base jurídica estruturada para a troca de informações (excluindo dados pessoais) e o desenvolvimento de ações conjuntas entre os Estados-Membros da União Europeia e autoridades policiais jordanianas.
O acordo permitirá que ambas as partes atuem em áreas estratégicas como tráfico de drogas, contrabando de migrantes, branqueamento de capitais e comércio ilegal de armas de fogo. Também prevê a partilha de análises estratégicas, relatórios de situação, conhecimentos técnicos e participação conjunta em treino, além de apoio a investigações criminais específicas.
Para operacionalizar o acordo, a Jordânia designará um ponto de contato nacional, enquanto a Europol passará a contar com um agente de ligação jordaniano na sua sede, integrando a ampla rede de gabinetes de ligação de mais de 50 países que colaboram com a agência europeia.
A entrada em vigor do acordo representa um avanço significativo na parceria entre a União Europeia e a Jordânia no combate às ameaças transnacionais. O reforço da cooperação com a Europol insere a Jordânia em uma rede internacional de segurança, ampliando sua capacidade de resposta frente a desafios criminais complexos e fortalecendo os laços com o bloco europeu.
 
								