O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quarta-feira que Donald Trump está imerso num “espaço de desinformação” promovido pela Rússia. 
A declaração foi uma resposta ao presidente dos Estados Unidos, que afirmou que a popularidade de Zelensky estaria em apenas 4%.
Ao apelar à realização de eleições presidenciais na Ucrânia, atualmente proibídas pela lei marcial, Trump declarou que Zelensky “tem um índice de aprovação de 4%”.
Zelensky, por sua vez, rebateu a afirmação alegando que o número teria “origem na Rússia”, sugerindo que Moscovo estaria a influenciar as percepções do presidente americano.
As declarações de Trump ocorreram após uma reunião entre os ministros das Relações Exteriores dos Estados Unidos e da Rússia, na Arábia Saudita – o primeiro encontro diplomático desse nível desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022. 
O governo de Kiev não foi convidado para as negociações.
O líder ucraniano reforçou ainda o desejo de obter garantias de segurança concretas dos seus aliados ocidentais, com o objetivo de encerrar a guerra contra a Rússia até 2025.
 
								