Ucrânia: Zelensky diz que restrições do Ocidente impedem ataque contra Rússia

O Presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, pediu aos países ocidentais o envio de ajuda militar e que autorizem Kiev a atacar as infraestruturas da Rússia a partir das quais o Exército russo está a atingir o território ucraniano. 

O governante condenou os ataques russos com mísseis teleguiados e bombas aéreas na região fronteiriça de Kharkiv e lamentou a falta de defesas aéreas da Ucrânia, além da proibição de atacar território russo com as armas que a maioria dos aliados de Kiev enviaram para o país. 

“Ataques como o de ontem [quinta-feira, 23 de maio] só são possíveis porque a Ucrânia ainda tem restrições para se defender”, declarou Zelensky num vídeo divulgado nas redes sociais, algo que faz habitualmente. 

O Presidente referia-se aos ataques na região de Kharkiv, que causaram sete mortes, e lamentou que o Exército ucraniano “ainda não consiga destruir” os “sistemas de disparos de mísseis” com que a Rússia ataca a Ucrânia do outro lado da fronteira, devido às restrições internacionais e à falta de mísseis de longo alcance.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

“Acordo entre UE e Mercosul representa mais do que um avanço diplomático”

Imagem: Otacílio Soares, presidente da Câmara de Comércio...

0

OCDE alerta para desalinhamento de competências e defende reforma no ensino superior

Um novo relatório da OCDE, divulgado a 14...

0

Europa: Crise no Médio Oriente já custou mais de 22 mil milhões de euros na fatura de importação de combustíveis

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der...

0